sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MALCO, EU E VOCÊ


Hoje quero falar de um homem que passou despercebido em uma história tão contada. Em um momento crucial da vida de Jesus aqui na terra. Assim como hoje, muitas pessoas passam despercebidas mas não deixaram de fazer parte de uma história importante. E isto porque podem passar despercebidas por nós homens mas não por Jesus. Foi assim com Malco. Talvez você não saiba quem foi Malco até mesmo porque se falou muito pouco dele na Bíblia e muitos o confundem com um soldado romano.

Malco era um homem que tinha um sonho: ser um sacerdote. Segundo historiadores, Ele passou a vida estudando, obedecendo as regras, as leis e estava a um passo de tornar-se um sacerdote quando, a mando do seu superior, foi ao encontro de Jesus para prendê-lo.
De acordo com a lei da época, quem queria ser um sacerdote não poderia ser gago, surdo ou ter qualquer defeito no corpo. Poderia até ter um problema na orelha esquerda, mas a direita tinha que estar em perfeito estado.
“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco.” (João 18.10)

Queridos, imagine você que naquele instante, quando Pedro arranca a orelha direita de Malco, Pedro sem saber destrói um sonho.
E quantas vezes nós sonhamos com alguma coisa, trabalhamos em prol dela e de repente temos nossos sonhos arrancados pela raiz? E pior, quem o faz é alguém que anda com o Mestre ou alguém tão próximo de nós.
Mas o que quero enfatizar é que não podemos impedir que cortem ou tentem impedir os nossos sonhos, mas podemos estar perto de um Senhor que pode reconstruir estes sonhos. Um Senhor que é cheio de graça!

Em Lucas capítulo 22.51 diz: Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.
Viu? Malco estava diante daquele que sabia dos seus sonhos, e que além de saber tinha o poder de restaurá-lo, e foi o que Jesus fez.
Sabe, olhando para a vida de Malco vejo que ele foi um homem alcançado pela graça de Cristo. Foi o penúltimo a ser abençoado por Jesus antes da crucificação, era da parte dos “inimigos” e mesmo sem merecer qualquer atenção e muito menos um milagre, ele o recebeu!
E eu fico pensando em quantos Malcos existem por ai, que mesmo sem servir ao Senhor, mesmo sendo um “inimigo” dele, ainda assim é alcançado pela graça de Jesus.
Malco não deve ter entendido nada – Como assim, eu venho prender este homem e ele reconstrói a minha orelha?
Se eu estivesse lá naquela hora eu lhe diria o que isso significa: isso é GRAÇA! Favor que não merecemos receber mas o recebemos por causa do infinito amor de Jesus Cristo.
E todos nós um dia já fomos um Malco. Já fomos uma pessoa que não amava a Jesus, que fazia parte do exercito dos inimigos e mesmo assim a graça de Jesus nos alcançou.
E talvez você ainda é um Malco, ainda não ama ao Senhor, ainda se encontra no exército dos inimigos dele, mas eu quero lhe dizer que a graça deste Deus te alcança todos os dias quando você coloca a sua cabeça no travesseiro e dorme. Quando sua família chega em casa em segurança. Quando você acorda com saúde toda manhã. Ainda que você não mereça!!

Seja você um Malco ou um ex-Malco, o fato é que Jesus te ama do jeito que você é, e essa graça é a prova disso. Que Ele quer que você passe para o time do homem que te ama sem você merecer e que reconstrói seus sonhos.
Jesus é aquele que pode reconstruir aquilo que foi quebrado, curar o que está ferido e alicerçar o que está prestes a ruir. E tudo isso ele faz por amor!!

Que a história de Malco desperte os nossos corações para o Amor e Graça de Jesus por nossas vidas.

Com amor,

Nenhum comentário:

Postar um comentário