quinta-feira, 31 de março de 2011


Ageu e a reconstrução do templo de Deus
Inspiração para a reconstrução da Igreja
Jorge Bittencourt



A reconstrução do templo de Jerusalém

Introdução
O mundo em que vivemos é muito corrido e clama por nosso tempo de diversas maneiras. Muitas vezes não priorizamos o que deveríamos e sofremos por isso.

Esdras 4:24-5:2
A história de Israel foi parecida. Após a volta do cativeiro, o povo parou de reconstruir o templo de Deus por vários anos quando sofreu perseguição.
O chamado

Ageu 1:2-11
A mensagem de Ageu chama as pessoas a se rededicarem à construção do templo de Deus.

1 Timóteo 3:15
Hoje o templo de Deus é a igreja, a sua casa, fundamento e coluna da verdade. Temos muitas necessidades na igreja: amigos nossos que estão estudando a Bíblia que precisam ser ensinados os fundamentos básicos da verdade; cristãos que precisam ser ensinados os fundamentos mais profundos da verdade; pessoas que passam necessidades físicas entre nós e próximas a nós; pessoas que precisam ser consoladas e animadas; grupos que precisam ser fortalecidos e ensinados a como ter um espírito de família; doutrinas falsas entre nós que precisam ser expurgadas; solteiros que precisam de ajuda para viverem vidas emocionantes; namorados que precisam aprender os padrões bíblicos de pureza; casados que precisam de ajuda para ter um casamento que honre a Deus, e muitas outras. No meio de tantas necessidades, o profeta Ageu nos pergunta: “Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?” O que Ageu quis dizer quando mencionou “casas de fino acabamento” é o excesso da nossa vida material, a preocupação exagerada com as coisas desse mundo, em detrimento da dedicação às coisas de Deus.
Hoje temos nos preocupado demais com nossas famílias, empregos, cursos, concursos e nos preocupado pouco com a igreja, a casa de Deus. Em Ageu 1:7-11, a Bíblia ensina que Deus frustrou os planos e as bênçãos do povo. Ele fez isso por amor, para sinalizar para eles que havia algo errado com suas prioridades.

Hebreus 12:7-8
Deus nos disciplina e permite que fracassemos para nos disciplinar, porque nos ama.
É nítido ver como Deus tem frustrado os planos de muitos de nós nas Igrejas de Cristo Internacionais. Muitos vêm perdendo a espiritualidade por se dedicarem ao luxo de suas casas e não se importarem com a morada do nosso Deus.

Hebreus 12:22-23
A igreja é muito preciosa para Deus e, se amamos a Deus, amaremos a igreja!
O encorajamento
A segunda parte do livro de Ageu contém o encorajamento que Deus deu àqueles que haviam decidido trabalhar. Note que o encorajamento geralmente vem depois do trabalho e não antes, como alguns esperam.

Ageu 2:1-3
Deus pergunta ao povo mais antigo se a glória do templo atual era comparável com a do antigo. A resposta era negativa, mas Deus usa essa situação para encorajá-los.

Ageu 2:4-9
Deus explica que, embora naquele momento a glória do templo fosse menor, ele tinha planos para que, no futuro, fosse muito maior. A escritura é, na verdade, uma profecia a respeito de Cristo, mas o encorajamento era de que Deus é capaz de realizar mais do que imaginamos ou pensamos. Se perseverarmos no trabalho de Deus, ele encherá nossa vida de glória também.
O trabalho
O preço para vermos tal glória, no entanto, é o trabalho duro.

Ageu 1:8, 2:4
Precisamos começar a fazer o trabalho. Há muito que fazer: se você se sente desanimado para ler a Bíblia, leia mesmo assim! Compre uma versão diferente da Bíblia e volte a fazer anotações, mesmo que não sinta vontade! Alguns se sentem desanimados por causa de algum pecado específico: chame um irmão para ser seu parceiro de discipulado e comprometam-se a se encontrarem freqüentemente para orarem, conversarem, confessarem pecados e se animarem mutuamente! Há outros que sentem um vazio por dentro: talvez você precise tomar a decisão de servir mais. Tome a decisão de ser um líder de bate-papo ou assuma responsabilidade por alguma tarefa prática na igreja. Há muitas: limpeza, arrumação antes e depois do culto, transporte de equipamentos, impressão de folhetos periódicos, etc. Outros, ainda, não têm tempo para nada, porque encheram suas vidas com atividades: livre-se de algumas delas e abra espaço para sua vida espiritual! O sacrifício valerá a pena! Por fim, há aqueles que se sentem ingratos e reclamam de tudo: tome a decisão de estudar a Bíblia com alguém e relembre-se de quão amarga é a vida sem Deus!

Ageu 2:18
Deus é rápido em nos abençoar! Assim que o povo lançou os fundamentos do templo, ele prometeu reverter suas bênçãos para o povo! Deus não espera que sejamos perfeitos: ele quer que nos importemos, no íntimo, com as coisas que são importantes para ele e nos arrependamos da nossa apatia para sermos homens e mulheres espirituais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário