quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fortiter in re, suaviter in modo...

Fortiter in re, suaviter in modo.

Com firmeza na ação, mas com suavidade no modo.
Esta sentença, tida como regra da Companhia de Jesus, origina-se de palavras de Cláudio Acquaviva, Geral da Companhia. Mão de ferro em luva de veludo.

domingo, 19 de junho de 2011

ORAÇÃO DE JABEZ III

Estamos em um combate (“A vida é um combate – sucesso é dor”, Rogério Caldas) e, como em todo combate, buscamos a vitória. Sabemos, entretanto, que somos frágeis e, ao tomarmos consciência disso, é que nos tornamos fortes, porque temos a possibilidade de colocarmos toda nossa confiança no Deus Altíssimo, que a todos abençoa, indistintamente, porque Deus não faz acepção de pessoas.

E estamos juntos nesse combate. Temos gigantes aterrorizantes a enfrentar. Somente com nossas forças não podemos derrota-los. Há sempre em nós um ponto fraco, que é atingido por suas flechas inflamadas. Podemos nos unir, sim, e ser mais forte. Ainda assim, teremos vulnerabilidades resultantes de nossa condição humana.

Precisamos, portanto, de alguém mais forte do que todos os gigantes, do que todos os exércitos de gigantes, do que todas as potestades espirituais malignas, e este Alguém chama-se, com letras maiúsculas, em nossa cultura, DEUS.

Assim, obteremos vitórias consistentes, sempre sabendo que toda honra e toda glória é devida a Ele, o nosso DEUS, soberano, majestoso, amoroso, onipotente, onipresente.

Que Ele, DEUS, se digne a nos abençoar a todos.



REFLEXÃO PARA QUE, JUNTOS, POSSAMOS VENCER, COM A AJUDA DE DEUS

A ORAÇÃO DE JABEZ

“E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” [1 Crônicas 4:9-10]
Para compreender como a oração de Jabez realmente estava dentro da vontade soberana de Deus, vamos examinar um comentário bíblico para termos o pano de fundo histórico. [Citaremos o The Jamieson, Fausset, and Brown Commentary, da "The Bethany Parallel Commentary on the Old Testament", publicado em conjunto com a Zondervan Publishing House. ISBN 0-87123-617-3, 1985, Bethany House Publishers, pg 741]

Veja o pano de fundo apresentado por esse comentário a respeito da oração de Jabez.

“A oração aqui registrada está na forma de um voto, como a de Jacó em Gênesis 28:20. Parece que foi proferida quando Jabez estava iniciando um serviço crítico ou importante, e para que a execução fosse bem sucedida, ele colocou sua confiança não na sua própria capacidade nem na coragem da sua gente, mas desejou ardentemente a ajuda e a bênção de Deus. Muito provavelmente, o empreendimento era a expulsão dos cananeus dos território que ele ocupava; e como essa era uma guerra de extermínio, que o próprio Deus tinha ordenado, suas bênçãos podiam ser mais racionalmente pedidas e esperadas na preservação deles de todos os perigos que o empreendimento envolveria.”

Jabez era um daqueles líderes que em breve iriam atacar os cananeus pelas mesmas razões que os amalequitas foram atacados e aniquilados. Com essa missão militar a ser liderada por Jabez em mente, vamos examinar novamente as quatro partes de sua oração para ver o sentido que fazem no contexto histórico.

“Jabez invocou o Deus de Israel… “

Como o Deus de Israel foi aquele que prometeu vitória militar total sobre os ferozes inimigos que habitavam a Terra Prometida, Jabez sabia exatamente a quem se dirigir para obter ajuda nessa empreitada militar. Deus tinha ordenado o ataque àqueles povos; tinha decretado a severidade da aniquilação; tinha prometido a vitória total para Israel. Assim, Jabez sabia exatamente a quem deveria orar.

Pedido 1: “Se me abençoares muitíssimo…”

Jabez queria as bênçãos de Deus na batalha contra os cananeus. Ele, humildemente, compreendia suas limitações em liderar um exército de soldados contra um inimigo feroz e determinado, de modo que naturalmente pediu que Deus o abençoasse.

Pedido 2: “…e meus termos ampliares…”

Naquele momento da história de Israel, Deus estava particionando seções da terra que tinha sido conquistada dos inimigos vencidos e dando essa terra aos líderes israelitas. Como essa terra permaneceria na posse da família, é fácil ver como esses líderes originais queriam uma boa área de terra. Se Jabez iria liderar seus homens na batalha, e obter a vitória, é fácil ver como ele queria que Deus o recompensasse com uma grande extensão de terra.

Pedido 3: “… e a tua mão for comigo…”

Os cananeus não seriam um adversário fácil na batalha, embora Deus tivesse prometido estar com os israelitas e dar-lhes a vitória. Certamente, Jabez não queria tomar alguma ação no calor da batalha que desacreditasse Deus e desse a vitória para os inimigos. Assim, é fácil ver por que Jabez queria que a mão de Deus estivesse com ele.

Pedido 4: “… e fizeres que do mal não seja afligido!”

Como dissemos anteriormente, os cananeus praticavam a forma mais vil de feitiçaria de Magia Negra imaginável. Portanto, Jabez sabia que estaria enfrentando não somente os ferozes soldados cananeus, mas também o poder sobrenatural que estava por trás deles – as legiões demoníacas.

Jabez conhecia bem o poder da feitiçaria, e sabia que estaria enfrentando os tipos mais terríveis de encantamentos e maldições demoníacas que seriam lançados contra ele. Ele sabia que seria o alvo pessoal dessas maldições satânicas, pois era o líder da força militar. Jabez sabia que os mais poderosos feiticeiros cananeus realizariam rituais poderosos contra ele, para tentar evitar que ele os atacasse.

Assim, Jabez orou pedindo que Deus o preservasse dessas maldições malignas provenientes do poço do abismo! “Faças que do mal não seja afligido!”

Portanto, Jabez pôde comandar seus homens na batalha, certo da proteção de Deus. No entanto, a questão mais importante que quero enfatizar é que ele colocou o foco da sua oração em Deus, não em si mesmo.

Oração de Jabez: II

Oração de Jabez: O que é isso?
A Oração de Jabez vem da Bíblia. Em 1 Crônicas 4:10, lemos: "Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". A oração é composta de quatro partes. Primeiro, Jabez pede a Deus que o abençoe. Segundo, ele pede a Deus que aumente o seu território ou aumente a sua responsabilidade. Terceiro, ele pede a Deus que fique com ele e fique por perto. Por último, Jabez pede a Deus que o proteja do mal para que ele seja livre da dor.

Oração de Jabez: Por que ela é importante?
A Oração de Jabez revela que Jabez compreende o que muitas pessoas não compreendem -- há apenas um só Deus e Ele deve ser o centro de nossas vidas e de tudo que fazemos. No entanto, primeiro temos que fazer a escolha de convidar Deus para entrar em nossa vida e pedir suas bençãos. Jabez quer ter sucesso e aumentar a sua esfera de influência para Deus. A esfera de influência específica não é importante. O importante é que quando queremos alcançar metas e realizações, temos que ter Deus ao nosso lado. Provérbios 16:3 diz: "Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos". É fundamental que entendamos e pratiquemos isso em um relacionamento íntimo com Deus. Além disso, é igualmente importante que fiquemos perto de Deus e confiemos em seu contínuo apoio e orientação ao longo da vida. Jabez claramente conhece e ora especificamente Àquele que pode protegê-lo do mal e da dor - Deus. No final do versículo é claro que Deus aprovou esta oração fiel ao conceder o seu pedido. Também é importante perceber que Jabez tinha grande fervor em seu apelo a Deus: "Jabez invocou o Deus de Israel". Deus quer ouvir que precisamos dEle através de uma oração fervorosa.

Oração de Jabez: O que ela significa para você?
A Oração de Jabez nos relembra que todo mundo luta com a escolha de confiar em si mesmo ou em Deus. Quer você seja um Cristão focalizando-se em sua caminhada ou alguém tentando apenas conhecer mais sobre Deus, a vida é um processo de crescimento. No entanto, ao analisar a Oração de Jabez, assim como o resto da Bíblia, é bem claro que Deus é fiel em cuidar daqueles que O buscam. Jabez nos deixa um grande exemplo de como Deus quer que nos aproximemos dEle através de oração constante e fervorosa. Se você estiver considerando começar um relacionamento com Deus ou melhorar o seu relacionamento com Ele, comece com oração. Deus responde às orações quando você confia nEle (1 Crônicas 5:20). Orações a Deus também O agradam (Provérbios 15:8). Todos podemos aprender do exemplo de Jabez e sempre orar fielmente a Deus em tudo que fizermos.

Oração de Jabez: O livro de Bruce Wilkinson
A Oração de Jabez é abordada bem detalhadamente por Bruce Wilkinson em seu livro do mesmo nome. Gostaríamos de encorajá-lo a ler este recurso fantástico e inspirador que nos desafia a:

"Tentar realizar algo suficientemente grande que tenha seu fracasso garantido – a menos que Deus intervenha!"

Oração de Jabez

Oração de Jabez



Tenho consciência de que quando Deus se estende sobre alguém em sua Palavra, é porque este alguém fez algo que nos é precioso e que serve para nossa edificação. Tirando o Livro de Números, não creio haver na Palavra nada mais maçante que os primeiros 9 capítulos do livro de Crônicas. É uma lista com mais de 500 nomes. É genealogia pura. Haja vontade para ler. Contrariando tudo o que já tenho dito sobre a importância de se ater a detalhes quando da leitura do "Manual do Fabricante" , li em diagonal! Como conseqüência, somente agora venho receber a dádiva do verso 10 de 1ª Cr 4. ALGO ESTAVA FORA DO CONTEXTO!. Dentro da lista de genealogias, os versos 9 e 10 e principalmente este, fogem inteiramente da lógica seqüencial. Com certeza Deus nos quer falar que Jabez fez algo que mereceu um destaque especial. E o que a Palavra mostra que Jabez fez?

Ele orou.

Se a sua oração foi tão especial que mereceu uma quebra na seqüência expositiva, havia alguma coisa especial neste homem que foi capaz de levar o autor a interromper sua exposição e dizer: "Este rapaz Jabez está muito acima do resto". Qual o segredo de Jabez? Ele aparece em 3 versículos no meio de uma genealogia e nunca mais aparece. Obviamente o ponto de destaque é sua oração. E o que ele orou? I Cr 4:10 Jabez invocou o Deus de Israel dizendo:
• Oxalá que me abençoes
• E me alargues as fronteiras
• Que seja comigo a Tua mão
• E me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição.
E DEUS LHE CONCEDEU O QUE TINHA PEDIDO!!!
A primeira vista, os 4 pedidos podem ser considerados sinceros até mesmo nobres mas jamais poderiam ser considerados notáveis. Que oração "chinfrim"!. Porque mereceu este destaque? Tem que haver algo muito precioso que somente o Espírito Santo pode nos revelar.
Vamos analisar sob a luz da revelação cada um destes pedidos.

• Oxalá que me abençoes.
Que pedido mais egoísta. Me abençoes! Será possível que Deus queira que você seja mais egoísta em suas orações? Ao clamarmos pela bênção de Deus, estamos pedindo aquilo que não poderíamos conseguir com nosso próprio esforço.

Que urgência e entrega pessoal neste apelo!

Pai! Por favor abençoa-me, sim abençoa-me Senhor e muito! Antes de clamarmos por bênçãos, precisamos ter uma compreensão clara do que esta palavra significa. Bênção é uma palavra que vem do latim, benedictione, que significa: "favor divino, graça".

No âmbito bíblico, significa pedir ou conceder um favor sobrenatural.

Pv 10:22 diz: "A bênção do Senhor é a base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas nem preocupações."

Observe que no primeiro pedido de Jabez, ele deixou inteiramente nas mãos de Deus a natureza da bênção, onde e como ela lhe seria dada. Este tipo de confiança total nas boas intenções de Deus para conosco, difere frontalmente do pedido especifico de querer um melhor emprego, a restauração financeira de seu empreendimento.

O pedido de Jabez também é muito específico. Ele pede a Deus que lhe dê nada mais nada menos do que Ele tem reservado para ele. Jabez confia plenamente no senhorio do Senhor, crendo que só Ele sabe o que mais lhe é necessário. Jabez neste pedido mergulha inteiramente no rio da vontade de Deus, do seu poder e de seu PROPÓSITO para ele.

Somente Deus sabe o que é melhor para nós.

Mt 7:7 - "Pedi e dar-se-vos-á". Tg 4:2 - "Nada tendes, porque não pedis."

A bondade de Deus não tem limites. Se você pede uma bênção específica, você poderá até recebê-la, mas deixará de receber as que não pediu e Deus esperava somente uma oportunidade para dá-los. Abençoar faz parte da natureza de Deus. A liberalidade de Deus é limitada somente por nós.

• E me alargues as fronteiras.
Não encare fronteiras como simplesmente terras. Jabez ao fazer este pedido, estava clamando por mais e maiores oportunidades para realizar os propósitos de Deus para sua vida. Quando Jabez clamou a Deus "alarga minhas fronteiras", ele pensava: "Eu não nasci para ter só isso". Este clamor engloba aspectos espirituais, materiais, físicos, financeiros, familiares, etc. Este pedido pode ser entendido como um aumentar de oportunidades, dentro do propósito para o qual me concebestes, para que possa alcançar mais vidas para Tua glória, para fazer mais para Ti. Independentemente de quais sejam nossos dons, formação ou vocação, o chamado que recebemos de Deus é para realizar sua obra na terra. Quando nós determinamos o tamanho do território que Deus tem em mente para nós, é o resultado da seguinte equação: Minhas habilidades + Minha experiência + Meu treinamento + Minha personalidade + Meu passado = Território por mim reservado. Na matemática de Deus (Zc 4:6) esta equação se transforma em : Minha disposição + Minhas fraquezas + A vontade e o poder sobrenatural de Deus = Meu território preparado pelo meu Senhor. É quando você se entrega totalmente sob o senhorio de Deus, e se coloca no centro dos planos dele para este mundo, quando implora a Ele dizendo: "Senhor usa-me "! Dá-me um ministério para Ti, que os verdadeiros milagres se desencadeiam. É neste momento que os céus se abrem e a chuva serôdia cai sobre você, trazendo anjos, recursos, forças e as pessoas de que você precisa. Deus sempre intervêm quando você coloca as prioridades d'Ele acima das suas.

• Que seja comigo a Tua mão.
Depois de ousarmos pedir por mais bênçãos e por fronteiras mais amplas, muitos de nós vacilamos neste ponto de transformação espiritual. Recebemos bênçãos numa escala sem precedentes, mas de repente o vento que soprava parou. Desamparados, começamos a cair, sentimo-nos fracos, muito diferente de como um líder deve se sentir. Não conseguimos nos livrar da sensação de que somos a pessoa errada para este trabalho. Este sentimento significa exclusivamente que estamos na dependência total do Senhor Jesus. Observe que Jabez não começou sua oração pedindo que a mão de Deus estivesse com ele. Àquela altura, ele ainda não consciência dessa necessidade. As coisas ainda estavam sob o seu controle. Mas quando suas fronteiras começaram a alargar e tarefas proporcionais ao território preparado por Deus começaram a se colocar diante dele, Jabez reconheceu sua pequenez e clamou pela mão de Deus sobre si rapidinho. Se buscar as bênçãos de Deus é nosso mais elevado ato de adoração e se pedir para fazer mais para Deus é nossa ambição maior, requerer que a mão de Deus esteja sobre nós é a nossa melhor estratégia. As mãos de nosso Pai estão sempre estendidas quando dizemos; "Pai, faze isso por mim, pois não posso fazê-lo sozinho. É grande demais para mim". E você sai dando o passo de fé, para fazer e dizer coisas que só poderiam vir das mãos de Deus. ( Jo 3:27) A mão do Senhor é um termo bíblico para expressar o poder e a presença de Deus. Js 4:24 Is 59:1 Ne 2:18 Sl 37:24 Jo 10:28 At 11:21 Ef 3:16 e 19 No novo testamento podemos considerar que a "mão de Deus" é o encher-se do Espírito Santo. "Ò Senhor, seja sobre mim a Tua mão! Enche-me com o Teu Espírito!" A rápida propagação das boas novas não poderiam ter acontecido de outra maneira.

• E me preserves do mal, para que não me sobrevenha aflição.
É fato comprovado que o sucesso traz consigo grandes oportunidades de fracasso. Podemos até dizer que ser abençoado é o maior dos perigos, pois tende a reduzir nossa dependência de Deus e nos deixa propensos a arrogância.

Um irmão abençoado, enfrentará mais ataques dirigidos a sua pessoa e a sua família. Isto é até compreensível, você se tornou mais perigosa a Satanás.

Após um grande momento de sucesso espiritual, é que necessitamos com urgência do último pedido de Jabez. " E me preserves do mal" .

A guerra mais eficiente contra o pecado é orar para que não tenhamos de lutar (Mt 6:13). Sem a tentação, nós não pecaríamos.

Satanás se opõe de maneira mais contundente àqueles que começam a se tornar uma grande ameaça a ele e ao seu reino. Quanto mais Deus responder a suas orações, mais você deve se preparar para enfrentar ataques espirituais.

Há momentos, porém em que você não pode se afastar do mal porque, pelo poder de Deus, você está lançando um ataque fulminante contra as trevas. Nestes momentos você deve usar as armas da nossa milícia explicitadas em 2ª Co 10:4.

Fique fora da arena da tentação sempre que for possível, teria dito Jabez, mas nunca viva no temor ou na derrota.

Pelo poder de Deus, você poderá manter segura a sua herança de bênçãos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sossega, coração! Não desesperes!
Talvez um dia, para além dos dias,
Encontres o que queres porque o queres.
Então, livre de falsas nostalgias,
Atingirás a perfeição de seres.

Mas pobre sonho o que só quer não tê-lo!
Pobre esperença a de existir somente!
Como quem passa a mão pelo cabelo
E em si mesmo se sente diferente,
Como faz mal ao sonho o concebê-lo!

Sossega, coração, contudo! Dorme!
O sossego não quer razão nem causa.
Quer só a noite plácida e enorme,
A grande, universal, solente pausa
Antes que tudo em tudo se transforme.

Fernando Pessoa
...

É muito difícil fazer sua cabeça e
seu coração trabalharem juntos.
No meu caso, eles não são nem amigos.


Mude ser for preciso no seu ritmo sem pressa, se ainda não for o tempo,
aguarde até ter certeza, mas não impeça que novas cores permeiem sua
vida, não se negue o prazer de degustar outros sabores, de apreciar
outras cores...

...Transformações e mudanças sempre movimentam compartimentos que talvez
ignoramos em nossas vidas e mentes...
Mude, não tenha medo e permita-se arriscar!
‎'' E o seu abraço será a moldura do meu corpo. E a minha boca o pretexto para o seu mais demorado beijo, (...) porque o nosso amor será a coisa mais bonitinha do mundo... ''



"Certas coisas na vida foram feitas para serem experimentadas - nunca explicadas."
"Para ter lábios atraentes, diga palavras doces;
...Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas;
Para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos;
Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez por dia;
Para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará so...zinho;
Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas;
Lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você a encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos, descobrimos porque temos duas mãos, uma para ajudar a nós mesmos, a outra para ajudar o próximo; a beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, nem no corpo que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside!"
(Audrey Hepburn)

quarta-feira, 15 de junho de 2011



ATRAVÉS DO CAMINHO
Impossível atravessar a vida sem que um trabalho saia mal feito, sem que uma amizade cause decepção, sem padecer com alguma doença, sem que um amor nos abandone, sem que ninguém da família morra, sem que a gente se engane em um negócio.
Esse é o custo de viver.
O importante não é o que acontece,
mas, como você reage. ...
Você cresce...
Quando não perde a esperança, nem diminui a vontade, nem perde a fé.
Quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la.
Quando aceita seu destino, mas tem garra para mudá-lo.
Quando aceita o que deixa para trás, construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir.

Cresce quando supera, se valoriza e sabe dar frutos. Cresce quando abre caminho,
assimila experiências... E semeia raízes….
Cresce quando se impõe metas,
Sem se importar com comentários, nem julgamentos quando dá exemplos, sem se importar com o desdém, quando você cumpre com seu trabalho..

Cresce quando é forte de caráter, sustentado por sua formação, sensível por temperamento... E humano por nascimento! Cresce quando enfrenta o inverno mesmo que perca as folhas, colhe flores mesmo que tenham espinhos e marca o caminho mesmo que se levante o pó.

Cresce quando é capaz de lidar com
resíduos de ilusões, é capaz de perfumar-se com flores... E se elevar por amor!
Cresce ajudando a seus semelhantes, conhecendo a si mesmo e
Dando à vida, mais do que recebe.
E assim se cresce…..

sexta-feira, 10 de junho de 2011



' Aindα estou nα mαrgem.
Vários desαfios α serem cumpridos.
Em mim nαdα está como é...
Mas tudo deverá ficar como outrora pensei.
Hoje, alguns sonhos se formam e outros passados se desfazem,
Mas a fé que me move é maior,
Meu querer é quase tocado e eu sei que vou conseguir.
Como a passagem da biblia: "Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem". (Mc 4.35).

A vida não é marcada somente por bênçãos e vitórias, mas também é marcada por desafios. Quantos personagens bíblicos nós conhecemos que viveram grandes desafios em suas vidas:

Noé – desafiou a incredulidade;
Abraão – desafiou a idolatria para servir a Deus;
Elias – desafiou o rei Acabe e os profetas de baal;
Jeremias- desafiou os falsos profetas;
Paulo- desafiou religiões e governantes;
Jesus- desafiou religiosos, culturas e comportamentos pelo reino de Deus.

Hoje sei que viver a vida sem pensar em assumir desafios é impossível, não tem jeito, a vida bem vivida é marcada por desafios e desafios que podem nos levar a caminhos melhores, a rumos melhores.

Um homem chamado H.W. Beecher disse: “Quanto maior a dificuldade, tanto maior é o mérito em superá-la” Nós poderíamos dizer que: “Quanto maior é o desafio, tanto maior é o mérito em superá-lo”.

O chamado de Deus para servirmos e andarmos com ele, não é essencialmente um chamado a uma vida monótona, descabida de atitudes e desprovida de decisões. Pelo contrário, nós fomos chamados para vivermos por fé em Cristo, e isto denota: vida dinâmica, atitudes absolutas e corretas e decisões diárias que marcam e mudam o nosso rumo.

Todos os dias nós somos desafiados por Deus, a vivermos com Ele e para Ele, do jeito que ele deseja. E isso é uma constante! Não temos como mudar esse quadro.

Como fala em 1 João 4: 16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.

17 Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo.

18 No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.

19 Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.

20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu.

21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.



Sinto que para passar para outra margem como Jesus nos fala é assumir o desafio de amar incondicionalmente as pessoas que nos amam e as pessoas que nos odeiam, as situações que nos afligem e principalmente admitir os erros e se possível, saná-los para seguir um caminho tranquilo e nessa certeza, sei que vou conseguir...



' Existe umα forçα que nos levα α viver,
que nos fαz recomeçαr
Que nos fαz sorrir,
que nos fαz suportαr αs
dores, α sαudαde.
Que nos fαz buscαr α felicidαde
Existe umα forçα que nos fαz sonhαr
Umα forçα que nos fαz αcreditαr
É umα forçα chαmαdα αmor,
persistênciα
Umα forçα chαmαdα...
fé *

O AMOR...




' O αmor não é quαlquer lugαr.
Pαrα ir e vir quαndo quisermos.
O αmor é umα morαdα.
É umα cαsα que entrαmos...
É um compromisso.
De construir, cuidαr, edificαr e nuncα mαis pαrtir...
E se pαrtir, nuncα deixe de cuidαr.
O αmor não é umα lutα.
Mαs é αlgo que vαle α penα lutαr.
Viver sem medo de se αrrepender e ser feliz, nem que sejα por um momento.
É αlgo que está em nós e que queimα bem dentro do ♥
O αmor é umα benção divinα que vem do céu.
Só nos restα αgrαdecer quαndo ele chegα.
E vivê-lo intensαmente...


' Sei que o que está destinαdo à não αcontecer, não vαi αcontecer, por mαis que eu tente e queirα.
Tαmbém sei que o que está destinαdo à αcontecer, irá αcontecer, fαçα o que eu fizer pαrα evitαr.
Então, α melhor opção é permαnecer em silêncio...
Ultimαmente tenho tido muitαs certezαs dαs minhαs incertezαs, αndo me contentαndo com pouco, mαs αndo desejαndo muito...
Certo é voαr livre e feliz!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

...

O maior dos tesouros


O maior dos tesouros


O tesouro mais valioso que o ser humano deveria ambicionar, conquistar, é a sua dignidade. Mas ela só pode existir na presença de um elemento essencial, que é a consciência.

Aquele que permanece inconsciente de seu próprio poder interior, torna-se presa fácil dos manipulares e se submete sem qualquer reflexão, às exigências provenientes do mundo exterior.

Ele é facilmente reconhecível por aqueles que possuam uma mínima capacidade de observação. Amolda-se a qualquer regra, sem nenhum questionamento, para garantir a aprovação e a estima dos demais.

Nem sequer percebe que está sendo usado por variados interesses e, um dia, pode ser surpreendido pelo descarte puro e simples daqueles a quem imaginava agradar.

A dignidade não permite que nos submetamos a circunstâncias em que o respeito à nossa condição humana esteja ausente. Quem confia no direcionamento ditado por sua consciência, está disposto a pagar o preço que for preciso para manter-se fiel a si mesmo.

Os relacionamentos que estabelecemos ao longo da vida, -sejam sociais, profissionais ou afetivos-, constituem o principal campo de provas para o exercício de nosso auto-respeito.

Abrir mão de nossa dignidade para ser aceito por quem quer que seja, é o caminho mais fácil para a dependência e a escravidão.

É essencial que busquemos, a cada momento, encontrar dentro de nós a resposta a este simples questionamento: estou vivendo em sintonia absoluta com minha dignidade?

Se não conseguirmos obter um sim a esta pergunta, é hora de começar a repensar a maneira como temos enxergado nosso próprio valor.

A FELICIDADE PODE SER VIVENCIADA!



A FELICIDADE PODE SER VIVENCIADA!


clique no meu Nome acima e Veja Entrevista na TV-Gazeta

Muitos vivem na defensiva, são arrogantes, arredios, superficiais, pois usam de mecanismos de defesa para se protegerem daquelas situações que não lograram superar em sua vida. O uso exagerado dessas defesas, no entanto, transformam-se em uma dependência nociva para a vida emocional, que os impossibilita viver plenamente a realidade e os benefícios do momento presente, pois encobrem a verdade de serem eles mesmos, vivendo presos às amarras do passado.

Entre as defesas mais usadas estão a racionalização, a depressão, a negação, a repressão e a projeção. As defesas, muitas vezes, são usadas inconscientemente e criam comportamentos estereotipados que são úteis quando não se consegue ou não se quer enfrentar as próprias imperfeições.

É necessário, no entanto, aceitar a sua própria condição humana, as próprias deficiências e passar a ser responsável pelas suas próprias atitudes. Aceitar este lado sombrio é uma atitude para o seu autoconhecimento, para a conscientização das suas próprias imperfeições e culpas.

A aceitação da dor e do sofrimento não deve ser encarada como fraqueza e sim como uma forma de encontrar a força para enfrentar e superar esses sentimentos. Devemos nos conscientizar da nossa condição humana e aprendermos a nos libertar da insegurança, da culpa, da ansiedade, das ilusões e da necessidade de sermos perfeitos! É necessário desapegar-se de tudo o que já não serve mais. É preciso não lutar contra o que provocou rancor ou ódio e aceitar tudo o que já foi experimentado e vivido, pois proporcionou aprendizagem.

Crescer é libertar-se e continuar caminhando desapegado dos antigos condicionamentos. Mesmo que não goste da vida que tem, pare de rejeitar-se, de julgar-se e comparar-se. Perdoe os seus erros, aprecie suas conquistas, seja sempre gentil com você mesmo, reconheça e elogie as suas realizações. Aceite que você é essencialmente bom e digno de ser amado. Não se conseguirá evitar o sofrimento recusando-se as mudanças, pois a vida não é estática e estamos em constante transformação... Aceite isto e não tente parar o mundo e ficar paralisado.

Aceitar-se representa uma "atitude" que deverá ser praticada e poderá parecer, em princípio, difícil e "errada". É um processo de mudança de hábitos e requer persistência. Desta maneira surgirão, aos poucos, os sentimentos correspondentes de auto-respeito e estima que o acompanharão, lhe darão força e o libertarão das defesas que o impedem de ser verdadeiramente feliz!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

kairós

O termo Kairós refere-se tanto a uma personagem da mitologia, quanto uma antiga noção grega para referir-se a um aspecto qualitativo do tempo. A palavra Kairós, em grego, significa o momento certo. Sua correspondente em latim, momentum, refere-se ao instante, ocasião ou movimento que deixa uma impressão forte e única para toda a vida (WEBSTER, 1993).

Na mitologia grega, Kairós é um atleta de características obscuras, que não se expressa por uma imagem uniforme, estática, mas por uma idéia de movimento. Metaforicamente, ele descreve uma noção peculiar de tempo, uma qualidade complementar em relação à noção de temporalidade representada por Cronos.

Kairós refere-se a uma experiência temporal na qual percebemos o momento oportuno em relação à determinado objeto, processo ou contexto. Em palavras simples, diríamos que Kairós revela o momento certo para a coisa certa. Kairós simboliza o instante singular que guarda a melhor oportunidade, ele é o momento crítico para agir, a ocasião certa, a estação apropriada.

Mas Kairós não reflete o passado, ou antecede o futuro. Kairós é o melhor instante no presente. Ele representa um tempo não absoluto, contínuo ou linear, ao contrário do que propõe a concepção newtoniana refletida no tempo cronológico, socialmente estabelecido (ZERUBAVEL, 1982).

A dimensão de experiência temporal representada por Kairós instala-se em consonância à totalidade dos elementos individuais envolvidos e à dinâmica de suas relações.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Não gosto de ingratidão, não gosto de falsidade ou hipocrisia .
Não gosto de gente metida, nem de gente que atua.
Não gosto de gente orgulhosa d+, gente que se acha por seu corpo, por dinheiro...não gosto nem sequer de gente burra.
Não gosto de gente que se cala, de pessoas que tem medo de viver, nem daqueles que não prestam atenção nos outros, ou que se acham o centro do mundo.
 Não gosto de água com gás, de trabalhar, nem de barata voadora Sem palavras, de onde eu tirei isso?... Gosto de gente que sabe rir, de quem sente, e sente verdadeiro.
 Gosto de gente que sabe aproveitar a vida, e sabe ser atenciosa.
 Gosto de quem tem o coração maior que a cabeça, mas sabe pensar.
 Gosto quando sussurram no ouvido, gosto quando surge akele olhar, gosto quando beijam, quando abraçam, admiro o sentimento de reciprocidade.
Gosto de pessoas autênticas, pessoas batalhadoras...
Gosto até das pessoas que magoam, mas aquelas que magoam por serem sinceras.
Gosto que briguem comigo quando faço besteira... gosto mais ainda daqueles que amam, amam no sentido de amor, aqueles que amam verdadeiro, não dos que ficam em duvida sobre oq sente, ou dos q amam dois, três ou quatro pessoas diferentes.
Gosto de quem ama mesmo.
Por que quem ama não tem duvida...aproveita a vida, é autêntico e sabe rir.
Quem ama é atencioso, sabe dar carinho, e é verdadeiro, sente de verdade, e está sempre de bem com a vida.


Vivendo e aprendendo!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS - DE 05 A 12 DE JUNHO - EM INDAIATUBA

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS - DE 05 A 12 DE JUNHO - EM INDAIATUBA




06 de junho - 2ª Feira - 19h30 às 21h30 - Paróquia Santo Antônio (Jd. Morada do Sol).



07 de junho - 3ª Feira - 19h30 às 21h30 - Paróquia Santa Rita de Cássia (Cidade Nova).



08 de junho - 4ª Feira - 19h30 às 21h30 - Igreja Presbiteriana Unida (Rua Bernardino de Campos - Centro).



09 de junho - 5ª Feira - 19h30 às 21h30 - Igreja Evang. de Confissão Luterana (11 de Junho, prox. Rodoviária).

quinta-feira, 2 de junho de 2011

AMOR INCONDICIONAL ( Ágape )


Hei!!! Se você já tem o Ágape e não leu ainda, leia.

E se você ainda não adquiriu, vale apena adquirir, porque você vai conhecer o Amor incondicional, o
 amor de Deus para conosco é o mais puro, sincero e não há nenhum outro que se compare em grandeza.
Este amor não pode ser comparado com sentimentos humanos.
Deus não é homem para que viva inconstante.
O Ágape nos leva a jamais duvidar do amor de Deus, pois, Ele é fiel e justo!
Devemos honrar ao Senhor e louvá-lo todos os dias por sua fidelidade, bondade e misericórdia!
Devemos nos alegrar e agradecer a Deus, porque Ele nos resgatou, no Ágape ganhamos nova vida!
Amados, nossa vida aqui é passageira, nossos dias são poucos, porém, a eternidade ao lado do Senhor
essa não se compara a nada por aqui e é exatamente por este motivo que devemos estar sempre confiantes e gratos ao Senhor.
Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas.
Explore. Sonhe. Descubra.
 Mark Twain

VOCÊ SABERÁ QUE É AMADA

VOCÊ SABERÁ QUE É AMADA
Você saberá que é amada
Quando ele te olhar com mais carinho do que desejo
Com mais ternura do que paixão

Você saberá que é amada
Quando ele pedir mil desculpas por ter chegado atrasado
E você perceber nos olhos dele
Que ele está com o coração na mão

Você saberá que é amada
Quando ele não medir esforços para te ver
Para te agradar
Nem para demonstrar de todas as formas
O quanto ele te adora e te quer bem

Você saberá que é amada
Quando mesmo que você sequer o esteja notando
Ele não pare de te rodear
Ansioso por te encher de mimos e carinhos

Você saberá que é amada, enfim,
Quando ele ligar para você quando você menos esperar
Nem que seja apenas para ouvir tua voz
E te desejar um lindo dia
E continue sempre a cantar
e a declarar os sentimentos dele por você
Mesmo que ele não ouça de você
Uma única palavra
E continue mostrando-se completamente apaixonado
Mesmo que ele saiba
que qualquer coisa que ele faça
Será totalmente em vão...

Augusto Branco

PENSAMENTO...

Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porqe sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.


Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa. Platão


Por mais imbecil que você seja, sempre haverá um imbecil maior para achar que você não o é.Millôr Fernandes

Enquanto a vida vai e vem
você procura achar alguém
que um dia possa lhe dizer:
Quero ficar só com você...Renato Russo

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Santa Terezinha do Menino Jesus




"Não sou um guerreiro que combateu com armas terrestres, mas com a espada do Espírito que é a palavra de Deus".

"Para mim acho que a perfeição é fácil de se praticar, porque compreendi que basta pegar Jesus pelo coração..."

"Compreendi que o Amor englobava todas as vocações, que o Amor era tudo..."

"... Compreendi que meu amor não se devia traduzir somente por palavras."

"Não é bastante amar, é preciso prová-lo!"

"Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus..."

"... Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela".

"Ó meu Jesus, lutarei por vosso amor até à noite da minha vida".

"É na tua bondade sempre infinita que quero me perder, ó Coração de Jesus!"

"... Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai".

"Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias" .

"O Senhor é tão bom para comigo, que me é impossível temê-lo".

"Ó Trindade, vós sois prisioneira de meu amor!..."

"Ó meu Deus, Trindade Bem-aventurada! Eu vos desejo amar e vos fazer amada..."

"Acho que nesses momentos de grande tristezas tem-se a necessidade de olhar para o céu em lugar de chorar..."

"O Pai quer que o ame, porque Ele me perdoou não muito, mas tudo".

"Sim, tudo está bem, quando só se busca a vontade de Jesus".

"Já que a verdade brilha aos seus olhos, não fuja da sua luz".

"O Bom Deus me mostra a verdade, sinto muito bem que tudo vem dele" .
"A vida é apenas um sonho, em breve nos acordaremos".

"Só tenho de olhar o santo Evangelho, logo respiro os perfumes da vida de Jesus e sei para que lado correr".

"Só temos o curto instante da vida para dá-lo ao Bom Deus..."

"É preciso que o Espírito Santo seja a vida de teu coração".

"Ó Jesus, meu Amor... minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o Amor!"

"Enfim, pus mão à obra e tinha tanta boa vontade que consegui perfeitamente".

"Que felicidade poder dizer: "Estou seguro de fazer a vontade do Bom Deus".

"Eu não lamento a vida, oh, não!"

"E minha vida é um ''único ato de amor!"

"O Bom Deus me dá coragem na proporção dos meus sofrimentos".

"Faz-nos tanto bem, quando sofremos, ter corações amigos, cujo eco responde a nossa dor".

"A caridade é o caminho excelente, que conduz seguramente a Deus"

"Sou de tal natureza que o temor me faz recuar; com o amor não somente avanço, mas vôo..."

"É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!"

"É preciso abandonar o futuro nas mãos do Bom Deus..."

"Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade..."

"Não me inquieto, absolutamente, com o futuro..."

"Por uma graça fielmente recebida, Ele me concedia uma multidão de outras".

"Pois bem, sou eu essa criança, objeto do amor previdente de um Pai..."
As águias não voam em bandos - você só as encontra uma de cada vez."...

Abraçando o Impossível

Abraçando o Impossível


- Se há algo de curioso nos pontos em comum dos vários chamamentos de Deus na Bíblia e na vida dos santos é, sem dúvida, o "abraço no impossível". Parece fazer parte da pedagogia do Deus dos Impossíveis exigir daquele que Ele chama este abraço radical que levará a dois do fundamentos básicos para o "sim" à vontade de Deus: um esvaziamento total e radical de si mesmo e, ao mesmo tempo, a entrega e confiante à vontade de Deus.
Quem foram os grandes eleitos de Deus na Bíblia? Quais as características de personalidade? Como se deu com cada um, este tão imensamente difícil e libertador abraço no impossível"?


"Deixa!"

"Deixa!" Foi esta a primeira palavra que Deus disse a Abrão. Deixa! O que Deus pedia para o caldeu Abrão deixar? Basicamente a mesma coisa que Jesus pediria aos seus, séculos mais tarde: terra, família, a casa do pai. O Deus dos Impossíveis pedia a Abrão que deixasse tudo. Não teria mais pátria, nem a terra que ele conhecia tão bem e que o mantinha. Não teria mais o apoio seguro da presença da família, que provavelmente nunca mais veria, nem a tradição do clã, ao qual jamais voltaria. (Gn 12,1-4)

"Deixa", diz Deus a Abrão. Em troca de quê? De promessas. Abrão calou-se e obedeceu. Séculos mais tarde, o intempestivo Pedro não se calaria: "Vê, nós abandonamos tudo e te seguimos"(Mt 19,27-29). O Deus dos Impossíveis lembra que é também o Deus das Promessas e responde com a mesma garantia dada a Abrão: a promessa do cêntuplo, com tribulações, e a vida eterna.

Abrão obedeceu. Resolveu abraçar o impossível. Sabia que ele e Sarai eram idosos e que ela era estéril. Sabia que devia obedecer não apenas por causa da promessa, mas, muito especialmente por causa daquele que o chamava. O autor do Gênesis reserva para o capítulo 15 o momento da pergunta de Abrão, cuja fé havia já sido provada no sofrimento da fome e da seca, na humilhação do Egito, na desfio da guerra. Mesmo sabendo que, aqui o Gênesis não segue uma cronologia, pode-se contemplar Abrão, provado pela tribulação, que argumenta: "Senhor Javé, o que me darei vós?" (Gn 15,2)

Você sabe a resposta. O Senhor dá a Abrão uma promessa impossível ao velho marido da estéril Sarai: "Levanta os olhos para os céus, e conta as estrelas, se és capaz... Pois bem, ajuntou ele, assim será a tua descendência (Gn 15,5). Abrão não mais argumentou: "confiou no Senhor e o Senhor lho imputou para justiça"(Gn 15,6). Na nossa linguagem, diríamos: "o Senhor viu nesta atitude de Abrão uma prova de confiança e santidade e fez com que este ato de fé se transformasse em graças em favor daquele que seria "pai de uma multidão". (Gn 17,4)


A confiança de Abrão nos promessas de Deus levou-o a selar com Ele um pacto pela circuncisão da carne. A confiança do nosso intempestivo Pedro, levou-o a selar com Deus uma aliança nova e eterna, no sangue de Jesus Cristo.

A maior parte dos santos não se apoiou em outra promessa que não a promessa bíblica do cêntuplo e não foi guiada por outra motivação que não a do amor a Deus.

"Moisés, Moisés!"

"Moisés, Moisés!". Com estas palavras, o Deus que costuma chamar Seus filhos pelo nome interpela Moisés. Séculos mais tarde, interpela da mesma maneira o grande Paulo: "Saulo, Saulo!" o que ordenou o "Eu Sou" a Moisés? Naturalmente, o impossível: "Vai, eu te envio ao Faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo" (Ex 3,10).

E ao altivo Saulo, homem intelectualizado, conhecedor das culturas helênica e judaica, cidadão romano a quem ninguém ousava enfrentar, o que ordenou aquele a quem Saulo perseguira e agora chamava "Senhor" (At 9,5) ? O que queria aquele Senhor que o valente Saulo, preparado para qualquer desafio, fizesse? Nada! Pelo menos, da sua auto-suficiência. Instruído minuciosamente pelo Senhor para levantar-se, entrar na cidade e esperar novas ordens, Saulo se vê cego e, portanto, impotente para cumprir a ordem que lhe fora dada. Deus, novamente, pede o impossível e Saulo, tomado pelo mão, é introduzido em Damasco, tendo passado três dias sem ver, sem comer nem beber, esperando, em tremendo desconforto, que fosse cumprida a promessa de que lhe "seria dito" o que deveria fazer (At 9,1-9)

"Quando o Espírito Santo Deseja Algo, Sempre Realiza" ( S. Cura D’ars)

Observando da ótica do Deus dos Impossíveis, poderíamos percorrer cada um dos grandes homens da Bíblia e perceber a presença do trinômio: "chamado – impossível – promessa". O mesmo ocorreria se víssemos a vida dos santos. O "Reconstrói a minha Igreja" era tão impossível a Francisco que ele nem consegue atinar o seu significado e confunde Igreja com a igreja de S. Damião. No entanto, ainda que inocente sobre o plano total de Deus, Francisco, como Abrão, como Pedro, como Moisés e Paulo, deu cada pequeno passo de obediência e fé, e a graça de Deus caiu sobre a Igreja sob a forma do franciscanismo, renovando – a .


A reforma da secular Ordem Carmelita não seria impossível a uma "formigazita", a uma "mulherzita", como Sta. Teresa de Jesus se intitula? Teresa não vislumbrou aonde conduziria a Sua obra.

Sentia, a realidade, a "despreocupação de tudo quanto não fosse servi-lo"(Fundações, Capítulo I). Deu, no entanto, o passo na fé que lhe pedia o Deus dos Impossíveis, confiada, inteiramente, na Sua graça e fidelidade.

A maior parte do santos não se apoiou em outro promessa que não na promessa bíblica do cêntuplo e não foi guiada por outra motivação que não a do amor a Deus. No entanto, permanece o trinômio "chamado – impossível – promessa" ao qual cada um responde como amor obediente a Deus e a fé confiante em Sua fidelidade.

Claro, tudo isso nada mais é que a correspondência à graça, ao Espírito que lhes trabalha na alma, pois, "quando o Espírito deseja algo, sempre o realiza".

"Senhor, eu te dou tudo... E eu te peço tudo!"

Alguém no mundo jamais recebeu ou receberá chamado tão impossível como o de Maria? Alguém jamais terá ouvido promessa tão improvável? Alguém terá jamais respondido com tamanha fé e simplicidade?

"A Deus nenhuma coisa é impossível (Lc 1,37), afirma o Arcanjo Gabriel resumindo em uma frase a explicação da ação fiel da graça de Deus em milênios da história da Salvação. O Deus dos Impossíveis foi tecendo, ao longo dos "sim" dos homens. "sim" ora titubeantes e medrosos, ora corajosos, arrojados, impetuosos, mas sempre "sim". Na verdade, Deus precisa apenas deste "Sim" inicial, porque, de resto, tudo é graça que o renova revitaliza e conduz para o centro da Sua vontade`.

"Fiat!", disse Maria, na palavra que resume, ecoa e eleva a píncaros insondáveis todos os "fiat" de todos os tempos. Resume o "Pai, é difícil, mas eu creio, eu quero, eu vou", porque Tu queres, eu quero. Resume ainda a entrega daqueles que têm a graça de unir a generosidade à humildade; a entrega ao abandono, em uma "humilde rendição a Deus".

Deus, na verdade, pede a cada um o impossível que mais convém à sua alma. No entanto, em todos os "impossíveis" que pede, está sempre presente a exigência da entrega, da humildade, do abandono de si mesmo. O orgulho e a auto-suficiência consistem nos maiores empecilhos para que seja feita a vontade de Deus na vida de alguém. "Confiar em si mesmo não é somente conservar a consciência e a propriedade do próprio ser. É, ainda que inconscientemente, erigir-se como princípio último de seus próprios atos, afirmar, prática, sua independência, confrontando-a ao ser de Deus. A alma que confia em si não tem como estar perfeitamente submissa e nem, por conseguinte, pode amar". Como abraçar o impossível se confia apenas em si mesmo, se considera como princípio último dos próprios atos a sua própria força e potência? Não foi à toa que Deus precisou deixar Paulo cego!

Deus, na verdade, pede a cada um o impossível que mais convém à sua alma

Consciente de sua inteira incapacidade e pobreza, Pe. Jacques Marin orou, no momento de sua entrega a Deus: "Senhor, eu te dou tudo... e eu te peço tudo". É como se orasse: Eis aqui o meu "Seja feita", mas vê bem, é voz passiva! Não sou eu quem farei, é tu quem farás em mim e por mim, para que vejam a Tua glória". Quem pensa assim diz com Maria "realizou em mim maravilhas Aquele que é poderoso e cujo nome é Santo Sua Misericórdia se estende, de geração em geração sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço"(Lc 1, 49ss). Quem tem esta convicção sincera da própria impotência diante do chamamento de Deus – e age e m coerência com Ela! – abraça o impossível.

Deus, Drama e Solução

"Deus, Drama e Solução" é o título do segundo capítulo do livro de Maximiliano Herraiz Garcia "Solo Dios Basta".

Olhando nossos irmãos que durante toda a história da salvação e da Igreja abraçaram o impossível, reconhecemos a veracidade e adequação desta expressão. Deus foi o seu drama, diríamos, até, seu "problema", mas foi também , sua única e felicíssima solução!

Abrão, Moisés, José, Samuel, Judite, Rute, Ester, Davi, Elias, Isaias, Oséias, certamente concordaram com esta afirmação. José, João Batista, Maria, Pedro, Felipe, André, Barnabé, João, Saulo, testemunham-na com suas vidas. Os santos a retratam; sua vida é Deus, está inseparável e intrinsecamente ligada à Vida d’Ele e n’Ele. Jeremias, porém, resume-a magistralmente:

"Seduziste-me, Senhor; e eu me deixei seduzir!

Dominaste-me e obtiveste triunfo." (Jr 20,7)

Incompreendido, caluniado e perseguido por causa de Deus, Jeremias tem n’Ele o seu problema e a sua solução depois, quando a opção por Deus entra pelo caminho da aceitação humilde, do amor desinteressado, do abandono confiante e do despego efetivo, ainda que pobre nos começos, dos amores que haviam resistido ao Amor".

A Solidão Necessária


Jeremias viu-se só e, na solidão e dor, optou fundamental e definitivamente por Deus. O mesmo fizera Davi no silêncio da caverna onde poderia ter optado por si mesmo e matado Saul. Davi e Jeremias partilham da solidão necessária para o "sim" fundamental e incondicional, crescente e irreversível, responsável e consciente a Deus. O abraço no impossível é, necessariamente, solitário. Seu itinerário é tão exigente e doloroso quanto mais agudas as arestas que o Oleiro precisar moldar.

Daí ser fundamental retirar-se para o "Horeb" e lá, em oração humilde e paciente, "afinar" cada vez mais os ouvidos da alma para poder perceber a vontade de Deus no "murmúrio da brisa ligeira"( I Rs 19) Sem a oração não conhecemos a Deus. Se não O conhecemos, não temos como confiar n’Ele. Moisés precisou ir "para além do deserto" de sua curta visão para encontrar a sarça. Oséias e João Batista foram levados ao deserto. Cada santo, cada um deles, contou com o auxílio da oração e, pela oração conheceu e encontrou a Deus e a Sua vontade. Na oração, encontramos resposta e força para, na solidão do encontro frente a frente com Deus, abraçarem o impossível.

Não há como não evocar aqui José, que encontra, na solidão mais absoluta, a resposta e orientação de Deus: "Filho de Davi, não temas... Maria concebeu do Espírito Santo... é a Virgem de Israel que dará à luz o Messias, filho de Deus"(cf Mt 1,20ss). José, repentinamente arrebatado a um deserto de angústia, dúvida e solidão, encontra a resposta no seu Deus, a quem certamente invocara embora, por sua decisão humana, houvesse resolvido "rejeitar Maria secretamente". A resposta de Deus àquele homem justo superou em amor sua generosidade lícita de poupar Maria. Deus sempre dá uma resposta mais adequada ao amor àquele que, na solidão, O escuta.

O Abraço no Caminho Mais Excelente

Pelos séculos afora, Deus tem sido o problema e a solução de todo aquele que O ama. A estes homens e mulheres chamados a amá-lo acima de tudo, Deus propõe o abraço do impossível. A eles oferece uma promessa, na qual devem confiar por causa de Quem a faz. Seduzidos pelo Amor, confiam naquele que os ama e obedecemos. Nem têm mais diante de si a promessa, mas somente o desejo de amar mais e melhor.

O Espírito, que sempre realiza o que deseja, leva-os a mar cada vez mais a Deus e ter na vivência deste amor seu principal problema e sua principal solução.

E quem a Deus ama, ensina Jesus, prova este amor pela obediência à Sua vontade (cf Jo 14,21-24). A estes amantes obedientes Deus dá o Espírito Santo porque obedecem (cf. At 5,32). O Espírito, que sempre realiza o que deseja leva-os a amar cada vez mais a Deus e ter na vivência deste amor seu principal problema e sua principal solução. Impulsionados a amar a Deus, íntimos dele na solidão da oração, entendem profundamente o "Amai-vos como eu vos amo"(Jo 15,12). Entendem-no porque o experimentem, sabem como é que Deus ama, conhecem na própria vida a maneira dele amar. Podem, assim, cumprirs, nas diversas formas de chamamento, o único carisma comum a todas as vocações e abraçam, impotentes, humildes e generosos, o impossível de amar a Deus e ao homem como são amados pelo fiel Deus dos Impossíveis. Deixam, assim seus passos de luz no caminho que abraçaram, o "mais excelente de todos".

Possa o Fiel Deus dos impossíveis tomar-nos, como a eles, seduzir-nos, colher nosso "sim"e ser nosso problema - diante do qual nos rendemos – dando tudo – e nossa solução – quando, dependendo inteiramente dele, pedimos tudo.
Quando estiver em dificuldade. E pensar em desistir.

Lembre-se dos obstáculos que já superou.

OLHE PARA TRÁS.

Se tropeçar e cair, levante.

Não fique prostrado.

Esqueça o passado.

OLHE PARA FRENTE.

Ao sentir-se orgulhoso.

Por alguma realização pessoal,

Sonde suas motivações.

Ó ÁGAPE VAI TE LEVAR OLHAR PARA DENTRO.

Antes que o egoísmo o domine,

Enquanto seu coração é sensível,

Socorra os que o cercam.

OLHE PARA OS LADOS COM O ÁGAPE.

Na escalada rumo às altas posições.

No afã de concretizar seus sonhos,

Observe se não está pisando EM ALGUÉM.

OLHE PARA BAIXO COM O ÁGAPE.

Em todos os momentos da vida,

Seja qual for sua atividade,

Busque a aprovação de Deus!

OLHE PARA CIMA.
Só o que está morto não muda!
Repito por pura alegria de viver:
A salvação é pelo risco,
Sem o qual a vida não vale a pena!!!"


Voa Beija Flor
Jorge e Mateus

Voce não sabe o que é amor nem tão pouco paixão
se soubesse de verdade não maltratava meu coração
parece beija flor que vai de boca em boca por ai
e suga todo meu amor e quando enjoa põe um fim
agora não estou mais disposto a te dar meu mel
procure logo um novo alguem pra te levar pro céu
voce seguiu outros caminhos eu fiquei chorando aqui
a sua vida de aventuras voce vai seguir

Refrão

Voa beija flor, vai dar seu calor pra quem não te conhece
Sai da minha vida, busque um outro amor vc não me merece
Voa beija flor voce não vai mais sugar do meu amor
vai sentir o amargo de outras bocas lembrando meu sabor


O amor faz a gente enlouquecer
Faz a gente dizer coisas
pra depois se arrepender
Mas depois vem aquele calafrio
E o medo da solidão
me faz perder o desafio

Eu menti
quando disse que não te queria
quando disse que minha alegria
era viver longe de você