sexta-feira, 8 de julho de 2011

Santa Teresa de Jesus

Não me move, meu Deus, para querer-te
O céu que me hás um dia prometido:
E nem me move o inferno tão temido
Para deixar por isso de ofender-te.

Tu me moves, Senhor, move-me o ver-te
Cravado nessa cruz e escarnecido.
Move-me no teu corpo tão ferido
Ver o suor de agonia que ele verte.

Moves-me ao teu amor de tal maneira,
Que a não haver o céu, ainda te amara
E a não haver o inferno te temera.

Nada me tens que dar porque te queira;
Que se o que ouso esperar não esperara,
O mesmo que te quero te quisera.

(Santa Tereza de Jesus)

Linda expressão de amor desinteressado a Deus, dada por Santa Teresa.
No que consiste o amor de si mesmo, por amor de Deus? O que é o amor de si mesmo que não seja por amor de Deus? Uma pessoa se ama a si mesma por amor de Deus quando ela se ama porque é uma criatura feita à imagem e semelhança de Deus, remida por Nosso Senhor Jesus Cristo, que pode ser aperfeiçoada das deformações decorrentes do pecado original e ser inteiramente imagem e semelhança de Deus. O seu amor a leva, portanto, a procurar realizar em si mesma aquela semelhança com Deus, para a qual ela foi criada. Nesse empenho de realizar em si essa semelhança, ela realiza a sua finalidade. O mais alto ato de amor que alguém possa ter para consigo mesmo, é querer assemelhar-se a Deus. E essa semelhança com Ele se chama santidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário