quarta-feira, 17 de agosto de 2011


I Leitura: Juízes (Jz 6, 11-24a)
Deus chama Gedeão para salvar Israel

Naqueles dias, 11veio o anjo do Senhor e sentou-se debaixo de um carvalho que havia em Efra, e pertencia a Joás, da família de Abiezer. Gedeão, seu filho, estava sacudindo e limpando o trigo na eira, para o esconder dos madianitas, 12quando o anjo do Senhor lhe apareceu e disse: "O Senhor está contigo, valente guerreiro!" 13Gedeão respondeu: "Se o Senhor está conosco, peço-te, Senhor, que me digas por que nos aconteceu tudo isto! Onde estão aquelas tuas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: 'O Senhor nos tirou do Egito'? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos dos madianitas". 14Então o Senhor voltou-se para ele e disse: 'Vai, e com essa força que tens livra Israel da mão dos madianitas. Sou eu que te envio". 

15Gedeão replicou-lhe: "Dize-me, te peço, meu Senhor, como poderei eu libertar Israel? Minha família é a mais humilde de Manasses', e eu sou o último na casa de meu pai". 16O Senhor lhe respondeu: "Eu estarei contigo, e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem". 17E Gedeão prosseguiu: "Se achei graça diante de ti, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo. 18Não te afastes daqui, até que eu volte, com uma oferenda para te apresentar". E o Senhor respondeu: "Ficarei aqui até voltares". 19Gedeão retirou-se, preparou um cabrito e, com uma medida de farinha, fez pães ázimos. Pôs a carne num cesto e o caldo numa vasilha, levou tudo para debaixo do carvalho e lhe apresentou. 

20O anjo do Senhor lhe disse: 'Toma a carne e os pães ázimos, coloca­-os sobre esta pedra e derrama por cima o caldo". E Gedeão assim fez. 21O anjo do Senhor estendeu a ponta da vara que tinha na mão e tocou na carne e nos pães ázimos. Levantou-se então um fogo da pedra e consumiu a carne e os pães. E o anjo do Senhor desapareceu da sua vista. 

22Percebendo que era o anjo do Senhor, Gedeão exclamou: "Ai de mim, Senhor Deus, porque vi o anjo do Senhor face a face!" 23Mas o Senhor lhe disse: "A paz esteja contigo, não tenhas medo: não morrerás!" 24aEntão Gedeão construiu ali mesmo um altar ao Senhor e o chamou: "O Senhor é paz". Palavra do Senhor!

Comentando a I Leitura
Gedeão, vai e livra Israel

A vocação de Gedeão dá relevo à iniciativa de Deus; muitas vezes ele escolhe os menos aptos, com uma condição, porém: que tenham confiança nele. Gedeão queixa-se de que Deus não faça como no passado. Como sua queixa é sincera e ele está disponível a Deus, é-lhe conferida a missão de libertar sua tribo. Deus está com ele; com esta garantia saberá agir. Todos os homens aspiram a ser libertados dos males que os cercam. Muitos, contudo, não se reconhecem culpados, não sentem necessidade de Deus, não estão dispostos a incomodar-se para agir bem. Deus, então, não pode intervir. Dirá Jesus: "Não vim chamar os justos, mas os pecadores" (Mc 2,17). Deus faz o que nós não podemos fazer, não porém sem nossa fé e cooperação. E opera conforme os tempos: dá a cada um o auxílio que convém. Se, por vezes, nos desiludimos de Deus, não será por ser morta ou inerte a nossa fé? [

Nenhum comentário:

Postar um comentário