quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os inimigos internos de Gideão

Juízes Cap-06


3 Porque, cada vez que Israel semeava, os midianitas e os amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele.

4 E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra até à vizinhança de Gaza, e não deixavam em Israel sustento algum, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.

6 Assim, Israel ficou muito debilitado com a presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamavam ao SENHOR.

7 Tendo os filhos de Israel clamado ao SENHOR, por causa dos midianitas,

11 Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas.

12 Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente.

13 Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.

14 Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?

15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.

Juízes Cap-08

22 Então, os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós, tanto tu como teu filho e o filho de teu filho, porque nos livraste do poder dos midianitas.

23 Porém Gideão lhes disse: Não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós; o SENHOR vos dominará

28 Assim, foram abatidos os midianitas diante dos filhos de Israel e nunca mais levantaram a cabeça; e ficou a terra em paz durante quarenta anos nos dias de Gideão.

Ao ler os capítulos 6, 7 e 8 do livro de Juízes, podemos perceber uma grande mudança na vida de Gideão, que influenciou positivamente todo o povo de Israel.

Gideão venceu a maior de todas as suas batalhas, no momento em que aceitou o chamado do Senhor, ele realmente era de uma família “humilde”, sem prestígio. No entanto ele aceitou a tarefa de libertar sua nação da opressão estrangeira.

A tarefa estava muito acima de sua capacidade, Gideão sabia disso e teve de vencer primeiro seus inimigos internos, entre eles o medo de fracassar, a baixa estima tão evidente no Vers 15 do Cap 06, e a falta de experiência como “general”.

Gideão reconheceu sua limitação e escolheu confiar naquele que o chamou, venceu seus inimigos internos e foi para batalha. Como era de se esperar , Gideão venceu, se tornou um herói nacional. As crianças diziam “quando crescer quero ser como Gideão”, os adultos queriam que Gideão governasse sobre eles. Gideão sabia qual era seu chamado, sabia que não deveria deixar-se levar pela vaidade. Ele não aceitou aos convites foi até onde Deus queria que ele fosse, não se atreveu a dar um só passo fora daquilo que havia sido designado por Deus.

28 Assim, foram abatidos os midianitas diante dos filhos de Israel e nunca mais levantaram a cabeça; e ficou a terra em paz durante quarenta anos nos dias de Gideão.

Que possamos aprender através da vida de Gideão. Que possamos vencer nossos internos (medo, covardia, baixa-estima…), e prosseguir em conquistar aquilo que o Senhor tem planejado para nós. E vencido o inimigo não enveredarmos pelo caminho da arrogância, da soberba, da incessante busca pelo “poder”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário